Compensação de CO2 – para as empresas de todos os setores

Detectar, reduzir e compensar as emissões de CO2

A gestão de carbono corresponde a coleta, o cálculo, a redução e a compensação das emissões de CO2 por empresas, seus produtos e serviços. Nós ajudamos aos nossos clientes a desenvolver uma estratégia de mudança climática, a qual anda de mãos dadas com seus objetivos de negócios.

Consultoria

Nossos consultores ajudam as empresas em sua estratégia de mudanças climáticas, integração de TI e a transferência de conhecimentos sobre as alterações climáticas para as empresas.

Aconselhamos às empresas sobre a forma de integrar as mudanças climáticas em seus processos e procedimentos, além de como criar oportunidades de crescimento através de produtos e serviços de clima neutro.

Nós projetamos estratégias e somos parceiros na implementação, de modo a que as empresas estão mais bem sucedidas com uma contribuição voluntária na proteção do clima do que sem ela.

Medidas de Redução

Medidas de eficiência energética reduzem as emissões de CO2 e baixam os custos de produção.

Projetos de reflorestamento com o IBF.

Necessidade e história

Na 21.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2015: A 21ª Conferência de Partes (COP-21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), realizada em Paris no ano de 2015, apresentou um acordo aprovado por 195 países para a redução do aquecimento global  e da emissão de gases de efeito estufa (GEE), entre eles o gás carbônico (CO2). Com o objetivo de manter o aumento de temperatura média global em menos de 2°C, cada governo criará as suas próprias medidas viáveis para a redução de tais emissões. O Brasil compromete-se em reduzir suas emissões de GEE em 37% abaixo dos níveis de 2005, até 2025, e 43% abaixo dos níveis de 2005, até 2030.

Com a revolução industrial a partir do século XVIII, a crescente industrialização e a utilização de máquinas a vapor resultaram em um aumento expressivo da utilização do carvão mineral. As demandas dos altos índices de combustão deste combustível fóssil resultaram em um aumento da concentração média de gás carbônico na atmosfera e, desde então, esse número veio se intensificando. A alta taxa de concentração de dióxido de carbono na atmosfera gera inúmeros impactos ambientais, causando principalmente o aquecimento global intensificado, o qual por sua vez, provoca o desequilíbrio de ecossistemas.

Pensando em uma solução, a LEMKE oferece um serviço de compensação de gás carbônico, voltado às organizações, através do florestamento. As árvores necessitam do gás carbônico para o seu processo de fotossíntese, consumindo-o para sua sobrevivência. Em vista disso, é possível calcular a quantidade de árvores, para plantio, que seriam necessárias para neutralizar a quantidade de gás carbônico emitido por sua empresa. Em média, cada seis árvores plantadas neutralizam uma tonelada de carbono. Contudo, a sua empresa ainda pode se dispor de outros meios para a redução da emissão de gás carbônico. Uma boa oportunidade seria a implantação de sistemas fotovoltaicos, serviço também oferecido pela LEMKE.