Energia solar

Energia Solar – O que é energia solar?

A energia solar surge como uma fonte de energia alternativa de recurso infinito, com um potencial enorme a ser explorado, em um momento em que a conscientização ambiental cresce decorrente das mudanças ambientais que afetam as relações da sociedade no mundo moderno. A energia do sol que intermite na Terra é chamada de radiação solar e é responsável pela maioria dos processos físicos, biológicos, químicos e meteorológicos ocorridos no planeta. É considerada uma energia limpa e renovável.

Painel Fotovoltaico
Painéis Solares

A magnitude de sua importância à energia de um modo geral é imensurável, pois todas as outras fontes são derivadas da energia solar. Além disso, essa energia por si só nos fornece o aquecimento. Com as instalações adequadas, é obtida a energia solar térmica, a qual é utilizada por meio de coletores e aquecedores solares por muitas indústrias em seus mais variados processos. Já a energia heliotérmica é baseada no processo de uso e acúmulo do calor proveniente dos raios solares com a utilização de concentradores, tais como espelhos. Os espelhos são utilizados para refletir a luz solar e concentrá-las em um único ponto, onde há um receptor. Dessa forma, o calor é acumulado e utilizado em processos industriais que demandam altas temperaturas, além de gerar eletricidade. Por fim, a radiação solar sobre determinados materiais semicondutores pode ser utilizada por meio da energia solar fotovoltaica, a qual converte a energia solar em energia elétrica através dos módulos fotovoltaicos.

Energia solar na sua residência
Painéis Solares

Segundo o Balanço Energético Nacional de 2016 (BEN 2016), realizado pela Empresa de Pesquisa Energética, a geração de energia elétrica por meio da energia solar fotovoltaica obteve um crescimento nacional de 266,64% no ano de 2015 em comparação ao ano anterior (EPE, 2016). Engana-se quem acredita que por estarmos ao sul do Brasil, o potencial solar do Paraná é pequeno. De acordo com o Estudo do Potencial de Geração de Energia Elétrica através de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede no estado do Paraná (2015), realizado pelo Dr. Gerson Máximo Tiepolo, na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o estado possui uma produtividade estimada total anual média de 58,75% superior à Alemanha, ou seja, um Sistema Fotovoltaico no Paraná pode gerar 58,75% a mais de energia elétrica do que no país europeu, o qual é um dos países com maior investimento em energia solar do mundo, perdendo apenas para a China em sua capacidade instalada. Segundo o BEN 2016, a região sul do Brasil gerou 7 GWh de energia elétrica por fonte solar no ano de 2015, correspondendo a 11,86% da geração elétrica por fonte solar total no Brasil. Por sua vez, o estado do Paraná contribuiu com 14,28% da geração de eletricidade por fonte solar na região Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *